RESENHA LITERÁRIA: O MENINO DE PIJAMA LISTRADO

Já há algum tempo, minha professora de português pediu para minha turma ler o livro “O MENINO DO PIJAMA LISTRADO”. Para fazermos um trabalho…

Então vamos conversar um pouco sobre ele.

DSC02431

-AUTOR: John Boyne.

-EDITORA: Companhia das Letras.

-PÁGINAS: 186.

Eu já tinha visto o filme quando estava no quinto ano, mas foi bem legal ler o livro… Pelo o que eu me lembro do filme não tem tanta diferença para o livro… Mas acho que o livro me permitiu pensar em várias coisas enquanto eu o lia, e uma dessas coisas é a inocência de uma criança, que mesmo na visão de toda a população alemã eles não poderem nem se falar, eles não viam diferenças entre eles, e construiram uma amizade sincera e muito bonita.

Acho difícil alguém não conhecer essa história, mas ela é mais ou menos assim:

“Bruno um menino de nove anos ao chegar uma tarde em casa vê a empregada-Maria- colocando todas as suas coisas na mala, e então sem entender nada ele vai perguntar a sua mãe…que diz que por conta do trabalho de seu pai, teriam que se mudar, ele não gostava da ideia, deixar sua escola, sua casa e seus amigos, para ir morar em outro lugar…

Mas não teve jeito, se mudaram para Haja-Vista. Um dia ao olhar pela janela viu um lugar, com “cabanas” e pessoas vestindo a mesma roupa -pijamas listrados com um chapéu- perguntou para a irmã, para o pai, mas ninguém nunca o respondia, o que ao certo era aquilo…

Ele começou a ter aulas particulares, e decidiu não passar o dia inteiro dentro de casa, iria explorar…

Em uma de suas caminhadas ele encontra uma cerca, e um menino sentado do outro lado dela. Esse menino era Shmuel, um menino judeu…Que para Bruno não passava de uma criança normal.

Foi daí que surgiu uma grande amizade entre os dois, e assim a história vai se desenvolvendo.”

Acho que vale muito a pena quem não leu, ler…Quando o comprei, me assustei com o tamanho, achei que pelo filme e essa história ser tão conhecida, o livro seria maior…

Ele é narrado em terceira pessoa, mas a história é mais voltada para o Bruno.

Quando a professora solicitou que iniciássemos a leitura desse livro, ela comentou um pouco com a gente sobre alguns aspectos dele… Por exemplo, a diferença de tratamento e interação dos filhos, antigamente com hoje em dia. Antigamente era sempre uma coisa muito formal, e os pais não conversavam com os filhos… Imagina, hoje em dia, sua família decidir mudar de cidade sem te falar absolutamente nada…

Outra coisa é que ninguém dava uma informação inteira, explicava nada do que acontecia, tanto para o Bruno, para irmã dele, Gretel quanto para Shmuel. Eles tinham que ficar catando informações.

-Trailer do filme:

-Compre o livro aqui

Se você já leu o livro deixe aqui nos comentários o que achou.

Bjs

D.T. ♥

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s