ESTUDAR…ESTUDAR…E ESTUDAR MAIS UM POUQUINHO…

superthumb (7)

Oiiie, tudo bem com vocês???

Desde o sexto ano, se não me engano, as professoras viviam falando pra gente, sobre como era importante ter um hábito de estudo. Mas sempre tive dificuldade em estudar sozinha, por isso tinha que ter ajuda…mas acho que de uns anos pra cá, venho conseguindo e quando realmente me esforço, tenho bons resultados….

E finalmente, depois de muito choro (porque via minhas amigas estudando sozinhas e eu não conseguia) e também muita ajuda, consegui montar meus hábitos de estudo!!!

E claro, cada um tem que montar o seu e ir aprimorando isso ao longo do tempo…mas achei que seria legal trazer aqui pro Adolescente, algumas dicas para que esse momento não seja tão sacrificante e quem sabe, vocês possam introduzir algumas dessas dicas em sua forma de estudar…

-PRESTAR ATENÇÃO NA AULA…

Eu sei que é difícil, principalmente quando tem seus amigos perto…Mas acreditem em mim, quando presto atenção na aula, anoto o que a professora passa no slide e o que ela fala, facilita na hora do estudo e acredite, te dá uma sensação muito boa de dever cumprido, responsabilidade.

-ESTUDAR AO CHEGAR EM CASA…

Quando você chegar em casa, pelo menos, releia as matérias dadas nas aulas. Já foi comprovado por estudos, que dessa forma, a matéria ainda estará fresquinha na sua cabeça, facilitando o entendimento. Basta dedicar 15 minutinhos pra cada matéria, que esse é tempo suficiente para revisar o que foi visto na aula. Lembrando que isso é apenas uma revisão e não um estudo intensivo.

-SEPARAR TUDO O QUE VAI PRECISAR ANTES DE COMEÇAR…

Parece clichê, pelo menos pra mim… mas realmente funciona!! Se você resolve sentar pra estudar, ai você pega o caderno, senta, esqueceu o livro, vai buscar, depois o estojo, ta com fome, vai preparar alguma coisa pra comer, esquecer o suco… enfim, acho que já deu pra entender, que nessa de senta,  levanta, vai buscar… levamos muito tempo e é difícil conseguir concentrar assim. Por isso, pegue tudo o que irá precisar, antes de começar o estudo!!!

-CELULAR NEM ANTES, NEM DURANTE, SÓ DEPOIS…

O celular é um grande problema na hora do estudo, porque obviamente, você prefere mexer nele ao invés de ficar ali lendo um livro chato, de uma matéria que você sabe que nem vai precisar quando tiver sua profissão!!!

E é por isso, que ele tem que estar a quilômetros de distância de você quando for a hora do estudo.

Minha dica é não usar ele nem antes e nem durante o momento de estudo. Se estivermos usando antes, pelo menos comigo é assim, eu vou provavelmente ter que parar de mexer nele, para estudar. Dai o nosso lindo cérebro fica te lembrando do que você estava fazendo, que era beeeem mais legal do que estudar e já era, sua concentração não é a mesma e sua dedicação também não!

-GRIFE E RESUMA…

Essa é a forma que eu acho mais eficiente de entender e gravar a matéria. Assim, você vai ler e reler a parte que julgou mais importante ao grifar, depois escreva, ao fazer o resumo e leia uma ou várias vezes o resumo!!!

Já tentei só grifar e não fazer nenhum resumo, mas quando você termina de estudar, já não lembra quase nada, o resumo é excelente antes da prova, pois você rele antes da professora distribuir a prova e já refrescou toda a matéria na tua cabecinha 😉

Também já experimentei fazer só o resumo, mas é horrível, pois fica tudo misturado o que é e não é tão importante, quando grifamos com o marca texto aquilo nos chama mais atenção e tudo que nos chama mais atenção, guardamos melhor, as propagandas estão aí pra comprovar isso.

E ó, o resumo é melhor por tópicos tá!?! Em forma de texto, as informações ficam muito misturadas.

-RESUMO COLORIDO…

Opte por fazer os seus resumos com canetinhas coloridas, de várias cores, bem arco-íris mesmo…É visualmente mais atrativo e nesses casos de estudo, o que mais precisamos é disso.

-ESTUDE ONDE VOCÊ ACHAR MELHOR, MAS SEM BARULHO POR FAVOR!!!

Essa coisa de ter que estudar em mesa, sentado na cadeira, muitas vezes é desconfortável pra caramba…então estude em um lugar que você se sinta bem!! Prefiro mil vezes estudar no sofá ou na cama -sentada, claro – do que ficar na cadeira, que muitas vezes te da até dor nas costas. Mas claro que tem que você tem que ter foco porque você está em sua cama, e isso te instiga a ficar com sono, mas essa escolha varia de cada um, você tem que saber o melhor lugar…sendo na cama, no sofá, no chão, na biblioteca.

-VISTA O QUE TIVER DE MAIS CONFORTÁVEL EM SEU ARMÁRIO…

Na hora de estudar, não da pra ficar toda montada, né!?!

Então vista uma roupa que você ache bem confortável, como por exemplo, um pijama…Porque ninguém merece ficar toda desconfortável pra aprender matemática, química, e por aí vai. Evite tudo que te deixe incomodada nesse momento.

-VOCÊ VIU VÍDEO-AULA??

As vídeo-aulas foram uma benção que Deus criou pra ajudar os desesperados, kkkkk :). Brincadeiras a parte, mas depois que descobri as vídeo-aulas, os meus estudos são mais produtivos.

É como se você tivesse um professor particular, sem pagar nada, podendo pausar sua explicação e voltar caso não tenha entendido o que foi explicado.

Sempre que vou ver alguma dessas aulas, apenas digito no youtube qual o assunto a ser estudado e escolho o professor que eu mais me identificar. Mas quando é português, em especial, eu já vou direto nas aulas da professora Letícia, do Curso Online Gratuito, ela explica muito bem…

Eu e minhas amigas sempre antes de uma prova de português assistimos a aula dela, fazendo um resumo do que ela vai falando, claro!!!

E então, já estudaram??

Beijos, beijos

D.T. ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s